
Mercado de caminhões, vendas, seguem em alta.
Novembro manteve o viés de alta iniciado no segundo semestre, apresentando os melhores números da indústria automobilística no ano
Segundo levantamento mensal da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), novembro manteve o viés de alta iniciado no segundo semestre, apresentando os melhores números da indústria automobilística no ano. Exportações e produção chegaram a superar os patamares de novembro de 2019, mas o mercado interno ainda gira 7,1% abaixo do verificado no ano passado.
A produção segue impactada pelos protocolos sanitários nas fábricas e também pela falta de componentes e insumos. Isoladamente, o setor de caminhões mantém resultados melhores que os de automóveis e ônibus. As vendas de caminhões em novembro tiveram crescimento de 0,9% em relação ao mesmo período em 2019. Comparando com outubro de 2020, também houve aumento de 15,6%.
No acumulado, houve retração: 79,8 mil unidades vendidas em 2020 até novembro, contra 92,7 mil unidades no mesmo período do ano passado, o que representa -13,9%.
Ônibus ladeira abaixo – Segundo a Anfavea, novembro foi o pior mês para vendas de ônibus desde 2017. Foram 1,3 mil unidades vendidas em novembro, contra 1,4 mil unidades em outubro, queda de 3,8%. No acumulado, até novembro, o segmento anota 12,7 mil unidades vendidas, contra 19 mil no mesmo período do ano passado, ou seja, queda de 32,7%.
Nas exportações o panorama para o setor de ônibus foi ainda pior. Foram 328 unidades exportadas novembro, contra 482 em outubro, ou – 32%. No acumulado a queda representa 43%.