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IRU PEDE QUE TODOS OS PAÍSES PASSEM A AUTORIZAR USO DE BITRENS E RODOTRENS

4 semanas atrás Rodovia Brasil Rodovias
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A IRU (Organização Mundial de Transporte Rodoviário) fez um apelo para que os governos passem a permitir o uso de Eco-Trucks, caminhões maiores que conseguem levar até 50% mais carga em cada viagem. De acordo com a entidade, essa medida simples e barata poderia reduzir as emissões de CO² na atmosfera em mais de 13 bilhões de toneladas até 2050.

A entidade afirma ainda que esses veículos maiores conseguem transportar mais cargas por viagem que as combinações de veículo padrão, podem oferecer uma solução mais rápida e viável para a descarbonização do planeta, em comparação com o uso de combustíveis alternativos ao diesel por exemplo.

Para a IRU, cada bitrem na estrada transporta até 50% mais carga que um caminhão convencional, o que já pode reduzir o número de caminhões nas estradas instantaneamente. O consumo de combustível em relação à carga transportada caí cerca de 35%, ampliando a eficiência ambiental e também a saúde econômica do transporte rodoviário de cargas.

“Os benefícios dos Eco-trucks são claros, com emissões significativamente mais baixas de CO², bem como maior eficiência e custos reduzidos. O próprio nome já diz: Os Eco-trucks são ecológicos e econômicos”, disse o secretário-geral da IRU, Umberto de Pretto.

Pesquisas afirmam que a substituição de 30% da frota global de caminhões por modelos que transportam mais cargas por viagem já reduziriam as emissões de CO² em 237 milhões de toneladas anualmente. Como a previsão é que o transporte rodoviário de cargas triplique até 2050, isso seria responsável por reduzir as emissões em 700 milhões de toneladas de CO² até 2050.

O cálculo total diz que o CO² deixado de ser emitido até 2050 chegaria à casa das 13,5 bilhões de toneladas. Por ano, a humanidade é responsável pelas emissões de 36 bilhões de toneladas de CO² na atmosfera.

Apesar do transporte rodoviário ser responsável por apenas 2% de todas as emissões globais de poluentes, o uso generalizado de caminhões maiores teria um impacto significativo ao longo dos anos na descarbonização.

Logística mais ecológica e eficiente

Quando se fala em navios, aviões e trens, é cada vez mais comum o uso de opções com maiores capacidade de cargas. Por isso, o uso de caminhões maiores também seria crucial para aumentar a eficiência logística e também a sustentabilidade do setor de transportes como um todo.

O uso de bitrens e outras composições maiores já é comum em alguns países, como Brasil, Austrália, China, México, África do Sul e em alguns locais da Europa. Em todos os casos, houve ganhos significativos na eficiência geral do transporte rodoviário.

Apesar disso, o uso mundial desse tipo de composição segue prejudicado pela falta de leis mais claras e harmônicas. Por isso, o uso desses veículos entre países permanece raro. Muitos países não permitem que essas composições entrem pelas suas fronteiras.

Convocação

A IRU está fazendo uma convocação global para destacar aos formadores de políticas globais as vantagens do uso de bitrens e rodotrens, para permitir e promover seu uso em todo o planeta.

“Os governos estão perdendo uma oportunidade de acelerar a descarbonização e apoiar o crescimento econômico. A hora de agir é agora”, concluiu Umberto de Pretto.

Fonte: NTC Logística/Blog do Caminhoneiro

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Rodovia Brasil é uma publicação de interesse geral, voltada para o público de transportes em geral. A revista caracteriza-se por uma linha editorial independente, jamais atrelada a grupos políticos ou econômicos, e por fazer uma abordagem dos fatos que remete o leitor além da notícia.

Em decorrência disso, busca uma sucessão de furos nas mais diversas editorias. Rodovia BRASIL começa a circular entre os meses de julho e agosto de 2012.

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