• Quem Somos
  • Contato
  • Comercial
  • Mapa do site
Revista Rodovia Brasil
Obox
  • Home
  • A Revista
  • Rodovias
  • Mercado
  • Ônibus
  • Lançamentos
  • Comerciais Leves

50 caminhões Actros participam do início da colheita de soja

2 meses atrás Rodovia Brasil Rodovias
Compartilhe isso:

Actros 2651 da Mercedes-Benz, com semirreboque tritrem de 9 eixos, tem capacidade para 50 toneladas de soja por viagem, otimizando o escoamento de grãos

Conforme expectativa da RISA, um caminhão Actros pode fazer 100 viagens durante 24 horas, transportando assim 5.000 toneladas em apenas um dia

Caminhões Actros e Novo Actros 2651 transportam a soja do campo para os armazéns dentro da própria Fazenda Ribeirão no Piauí

Na abertura da colheita, RISA põe em operação a maior colheitadeira e a maior plataforma de corte de grãos do mundo

Os caminhões Mercedes-Benz Actros e Novo Actros demonstram força, robustez e excelente capacidade de carga nas operações do Grupo RISA, maior empresa do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil. Puxando tritrens de 9 eixos, o modelo 2651 6×4 chega a transportar 50 toneladas de soja por viagem, otimizando o escoamento de grãos para o cliente.

Entre 17 e 19 de fevereiro, uma frota de cerca de 50 unidades desta família de caminhões extrapesados Mercedes-Benz participou da abertura da colheita da safra 2020/2021 na Fazenda Ribeirão da RISA, no município piauiense de Baixa Grande do Ribeiro. Neste evento, a RISA colocou em operação a maior colheitadeira e a maior plataforma de corte de grãos do mundo.

No pico da colheita, muitos desses caminhões Mercedes-Benz da frota do cliente deverão fazer 100 viagens durante 24 horas, transportando assim 5.000 toneladas cada um apenas num dia, entre os pontos de colheita no campo e os armazéns da Fazenda Ribeirão, com as distâncias variando de 5 a 30 km.

“Além de destacar a força da nossa empresa e da soja, o objetivo desse evento é mostrar um Nordeste pouco divulgado, que é produtivo, grandioso e tecnológico”, afirma Anderson Gorgen, diretor comercial do Grupo RISA. “Isso está muito evidente no tamanho dessas máquinas, caminhões e tritrens, na tecnologia embarcada e na capacidade de colheita e transporte. Temos orgulho de atuar no campo e de gerar empregos e renda para o Piauí e região por meio dessa indústria a céu aberto que é a agricultura”.

Segundo o cliente, a RISA superou, em 2020, a marca de R$ 1 bilhão em faturamento. “Essa é uma conquista marcante para a nossa empresa e para o próprio setor do agronegócio. Poucos conseguem tal feito e nosso time é um deles, o que nos deixa muito satisfeitos”, diz Anderson Gorgen. 

A RISA foi o primeiro produtor do Estado a plantar a soja da safra atual e agora sai na frente na colheita. Visando potencializar o aproveitamento de suas fazendas, a empresa realiza duas produções por safra, a principal de soja e a safrinha, principalmente com milho, além de outros grãos.

Linha Actros conquistou a RISA pela força, baixo consumo e conforto

O extrapesado Actros 2651 6×4 é o caminhão escolhido pela RISA para transportar grãos e outros produtos da empresa, como fertilizantes, adubos e defensores agrícolas. Os primeiros 120 Actros 2651 entraram em operação em 2018, aos quais foram somadas 50 unidades no final de 2020, além de um Novo Actros 2651. Com isso, cerca de 80% da frota de caminhões 9 eixos da empresa são da marca Mercedes-Benz, operando com tritrens e também rodotrens.

“A Linha Actros foi escolhida para as nossas operações porque nos oferece força, baixo consumo de combustível e conforto para os motoristas com a cabina Leito Teto Alto, além da manutenção, que é fácil”, ressalta Anderson Gorgen. “O 2651 transporta 50 toneladas de soja por viagem com o tritrem, operando tanto na fazenda, quanto na estrada, porque a composição de 9 eixos e 74 toneladas de PBTC, com 26 metros de comprimento, atende à Lei da Balança”.

Actros mostra na RISA sua versatilidade de mix road

“O sucesso do Actros e do Novo Actros nos tritrens da RISA reafirmam, mais uma vez, a versatilidade desse nosso extrapesado como um mix road, que opera com a mesma eficiência, economia e produtividade nas rodovias e nos trechos não pavimentados dentro das áreas de produção no campo”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O rigor da RISA com as operações de transporte e logística no escoamento de grãos, o que faz dela uma gigante do setor no País e líder do Norte e Nordeste, aumenta ainda mais a credibilidade dessa solução da nossa marca para o agronegócio”.

Fortalecendo ainda mais a parceria com a RISA, a Mercedes-Benz esteve presente na abertura da colheita de soja da safra 2020/2021 no Piauí. “Diante da expectativa de recorde de produção e de volumes fantásticos de transporte, é um orgulho ver o Actros e o Novo Actros mandando bem e respondendo às expectativas da RISA, uma referência no agronegócio, setor que segue liderando a economia do País. O Actros nasceu no agro e segue ganhando espaço e aprovação junto aos nossos clientes. O Novo Actros vai dar continuidade a essa história de sucesso”, diz Leoncini.

Tritrem é solução idealizada pela RISA

O tritrem é uma multicomposição idealizada pela RISA e desenvolvida em conjunto com a Librelato Implementos Rodoviários. São três carretas com basculamento lateral para uso na colheita de soja, milho e sorgo. O tritrem agiliza o descarregamento de grãos no Porto de Itaqui, em São Luís do Maranhão, numa média entre 600 e 1.000 km de distância conforme a área agrícola, e volta do porto com fertilizantes para as fazendas próprias e de produtores parceiros. Os caminhões também fazem a logística entre as unidades da empresa e o transporte de adubos e calcário.

O tritrem com basculamento lateral oferece rapidez no descarregamento de grãos e de fertilizantes, aumentando a produtividade no escoamento da produção agrícola. Além disso, tem mais facilidade de operação em comparação com o basculante convencional, que necessita de mais área para movimentação e manobras.

Na recente negociação com a RISA, conduzida pelos concessionários Mardisa de São Luís (MA) e Teresina (PI), além dos 50 Actros 2651, o cliente também adquiriu mais 13 caminhões da marca: o primeiro Novo Actros da frota da empresa, 3 extrapesados Axor 3131 6×4 para operações fora de estrada nas fazendas, transportando grãos, fertilizantes e defensivos; 6 semipesados Atego 2426 6×2 e 3 médios Atego 1419 para apoio no campo.

“Nossa expectativa é que o Novo Actros nos traga ainda mais economia no consumo de combustível, o que mostra que a Mercedes-Benz vem atendendo cada vez mais às demandas dos transportadores”, afirma José Antônio Gorgen, diretor presidente do Grupo RISA. “Aliás, os caminhões da marca estão melhores a cada dia porque estão ouvindo mais o cliente. O Actros foi ‘abrasileirado’ de acordo com nosso perfil de transporte. A opção de suspensão metálica e freios a tambor, por exemplo, aumentou a robustez do caminhão, tornando-o mais adequado às condições das nossas estradas”. 

José Antônio Gorgen ressalta ainda que a RISA tem uma tradição de fidelidade às parcerias e que isso vem crescendo com a Mercedes-Benz. “Para toda a nossa frota de caminhões contratamos Planos de Manutenção da marca com duração de cinco anos. O ótimo relacionamento com a Fábrica e o excelente atendimento e assistência oferecidos pela Mardisa reforçam essa parceria”.

Post Anterior

Preço do diesel avança em todas as Regiões do Brasil e ultrapassa R$ 4,00

Próximo Post

Buser conquista usuários e atinge marca de 2 milhões de passageiros transportados

Rodovia Brasil

Câmara pode concluir em 2015 votação de mais tempo de caminhoneiro ao volante

6 anos atrás

Concessionárias reforçam combate a incêndio em meses de maior incidência de queimadas

4 anos atrás

O que um motorista que transporta carga perigosa precisa saber?

2 anos atrás

Radares já instalados não emitem multas por falta de ajustes técnicos

7 anos atrás
Receba em seu e-mail um resumo das notícias do setor de transportes e fique por dentro das ações, pesquisas e novidades.

  • Recente
  • Popular
  • Comentários

ConectCar lança Vale-Pedágio com soluções tecnológicas e únicas para o setor de transporte

2 dias atrás

Mercedes-Benz inova e oferece um leque de serviços tecnológicos aos seus clientes.

3 dias atrás

Marcopolo e Volare destinados ao segmento de mineração

4 dias atrás

Inteligência Artificial na gestão de incidentes em rodovias e mobilidade urbana. Inscreva-se já, gratuito

4 dias atrás

Volkswagen Caminhões e Ônibus avança na oferta de serviços digitais

4 dias atrás

Presente de aniversário

7 anos atrás

MG altera tributação do setor de transporte de cargas

7 anos atrás

Caminhão sem motorista já é testado na Europa e nos EUA

7 anos atrás

Trecho em obras da BR-222 exige atenção redobrada de motoristas

7 anos atrás

Proposta flexibiliza intervalo mínimo de descanso de motoristas em rodovias

7 anos atrás

Empresa

Rodovia Brasil é uma publicação de interesse geral, voltada para o público de transportes em geral. A revista caracteriza-se por uma linha editorial independente, jamais atrelada a grupos políticos ou econômicos, e por fazer uma abordagem dos fatos que remete o leitor além da notícia.

Em decorrência disso, busca uma sucessão de furos nas mais diversas editorias. Rodovia BRASIL começa a circular entre os meses de julho e agosto de 2012.

Editorias

  • Comerciais Leves
  • Conteúdo Revista
  • Destaque
  • Fotos
  • Lançamentos
  • Mercado
  • Últimas Notícias
  • Négocios
  • Rodovias
  • Tecnologia
  • Tendências
Copyright (c) 2021. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Orbit