
De volta das férias
Ford volta atrás e retoma a produção da linha Série F, que chega com três modelos e preços mais salgados. A evolução do motor está entre as principais novidades
Três anos depois de deixar de fabricar os caminhozinhos da série F, a Ford volta atrás e retoma a montagem do seu tradicional modelo que atende ao uso urbano e, principal- mente, ao transporte rural. Como um dos mais antigos em produção, a linha do Série F arrebatou uma legião de admiradores, especialmente entre os hortifrutigranjeiros e por muitos anos ficou conhecido como o caminhão dos feirantes. Essa nova geração, que já está sendo vendida, ganhou atualizações importantes, como o novo motor 2.8 da Cummins, geração Euro V, de 150 cv. Mas o preço ficou mais salgado.
Para justificar a saída de linha em 2011 e depois a volta do modelo, os executivos da Ford ensaiaram um discurso pronto para dizer que toda a manobra estava prevista.
“O F4000, não saiu de linha”, afirma Guy Rodrigues, diretor de operações da Ford Caminhões, “ele saiu de férias”. Segundo ele, o fim da produção da Série F se deu por necessidade de ajustes técnicos na linha de produção que estava sendo organizada para a chegada do modelo extra pesado da marca. Durante esse período de descanso levaram o caminhão para o Campo de Provas da montadora, em Tatuí, para uma nova fase de desenvolvimento.
Não há como negar que o resultado foi positivo em muitos aspectos, pois o caminhão ficou melhor. Esta bem mais confortável, mais silencioso e com menor nível de vibração. Com o ABS com distribuição eletrônica do esforço de frenagem (EBD), que evita travamento das rodas nas freadas fortes, também ganhou muito em segurança ativa. Outro quesito que deve ser levado em conta é que o ar-condicionado nessa nova geração também passou a ser equipamento de série, ou seja, já está embutido no preço.
Talvez por isso os reajustes de preço aplicados em todas as versões da nova Série F tenham sido acima da média do mercado quando houve a mudança do padrão de motor Euro III para o Euro V em 2012. A chegada da nova e bem vinda tecnologia dos motores mais limpos provocou uma alta nos preço dos caminhões que variou de 8 a 12%. Na nova Série F, embora as alterações estruturais tenham sido mínimas, essa média ficou um pouco acima.
Se comparados com os últimos valores praticados pela Ford para a linha F em dezembro de 2011, ultimo mês de fabricação do modelo, a versão F-350, que vem com rodado simples e menor capacidade de carga, teve seu preço elevado em 14%, saltando de R$ 88.609,00 para os atuais R$ 101.290,00. No F-4000 4×2, a alta foi ainda mais forte e chegou a 19%, pulando dos R$ 98.424 praticados em dezembro de 2011 para os R$ 117.290,00 de hoje. No F-4000 4×4 a diferença foi de 14%, saltando de R$ 115.280,00 para R$ 133.290,00.
Mas a Ford garante que entre outras vantagens, esse novo conjunto é cerca de 6% mais econômico no consumo de diesel. O sistema de tratamento de resíduos poluentes é o SCR, que utiliza o Arla 32, um padrão de todos os motores da Cummins. Nesse motor particularmente, o ISF 2.8 de quatros cilindro e 16 válvulas, que é 90 quilos mais leve que o motor usado anteriormente, o consumo de Arla é da ordem de apenas 4 a 5% do volume de combustível consumido. Nos caminhões maiores esse consumo chega a 15%.
rodAndo nA fAzendA – Uma pista improvisada, mas que retrata muito bem as condições reais de uso na zona rural foi o cenário para um breve contato com essa nova família Série F. Carregando metade da sua capacidade de carga útil que é de 3.949 kg, o F-4000 4×2 revelou baixo nível de ruído mesmo com o motor girando próximo do seu limite (3.000 rpm) e na faixa de 2.500 rpm é quase mudo. E quem esta na cabine consegue ouvir uma música com baixo volume e ainda bater um papo descontraído com o colega ao lado. Também não lembra em nada as gerações anteriores quando o assunto é vibração.
O único senão ficou para o escalonamento da marchas, especialmente da primeira para a segunda. Está claro que o casamento com a nova faixa de torque do motor do Cummins ISF 2.8, que é do tipo curva plana, não ficou muito harmonioso. Ele foi ajustado para entrar em uma faixa de rotação mais alta e come- ça a falar a partir das 1.700 rpm e se mantém no topo (360 N.m.) até quase seu limite de rotação (3.000 rpm). A caixa de transmissão de cinco velocidades usada nos três modelos da linha F, por sinal a mesma dos Cargo 816 e 1119, tem a primeira marcha mais curta e a segunda um pouco mais longa.
Quando se faz a troca de marcha em uma subida, por exemplo, com as rotações próximas das 2.500 rpm, o motor cai em torno de 1.500 rpm e vai se alojar em uma faixa de rotação onde o torque é quase zero. Se o motorista não for um pouco mais artista o motor chega a apagar. É claro que as pessoas com o tempo vão aprender sobre essa característica e elevar a rotação do motor para garantir o torque na troca de marcha, mas isso vai implicar em maior consumo.
No fora de estrada extremo, o F-4000 4×4
é um verdadeiro escalador e vai cumprir bem seu papel nas operações radicais. Com ele, a Ford espera voltar a ser opção para os trabalhos em serviços especiais como manutenção de redes elétricas, telefonia, água e esgoto, além de aplicações rurais diversas, suporte na mineração, construção civil e militar. O acionamento da tração é feito com botão giratório no painel podendo optar por tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida. Nessa condição executou com folgas as provas de subida, saída de rampa, transposição de alagado e torção de chassi. Os ângulos de entrada (26o) e de saída (27o) são nada expressivos, mas vão conviver bem com o uso rural.
Title
[…]Every when in a when we select blogs that we read. Listed below would be the most current sites that we decide on […]
Title
[…]very few web sites that happen to become in depth below, from our point of view are undoubtedly effectively really worth checking out[…]
Title
[…]Every the moment in a while we select blogs that we read. Listed below would be the most current internet sites that we choose […]
Digg
While checking out DIGG today I noticed this
Looking around
I like to browse in various places on the internet, often I will go to Stumble Upon and read and check stuff out
…Websites you should visit
[…]Wow, wonderful blog layout! How long have you been blogging for?[…]
everything for new mom and baby
[…]usually posts some incredibly exciting stuff like this. If youre new to this site[…]
the importance of professional mortgage consultants
[…]Sites of interest we have a link to[…]
…Recent Blogroll Additions
[…]Wow, wonderful blog layout! How long have you been blogging for?[…]
…Recent Blogroll Additions
[…]Wow, wonderful blog layout! How long have you been blogging for?[…]
[…]you make blogging glance[…]
[…]Wow, awesome blog layout! How long have you been blogging for?[…]
…Click here for or more Information
[…]The whole glance of your web site is fantastic, let well as the content![…]
…Click here for or more Information
[…]The whole glance of your web site is fantastic, let well as the content![…]
Tumblr article
I saw a writer writing about this on Tumblr and it linked to
…Check this out
[…]The full look of your website is magnificent, let neatly as the content material![…]
…[Trackback]
[…]Wow, superb weblog structure! How lengthy have you ever been running a blog for?[…]
…A Friend recommended your blog
[…]Wow, superb weblog structure! How lengthy have you ever been running a blog for?[…]
Trackback
[…]Nice blog here! Also your website a lot up fast![…]
CCTV installer Willenhall
[…]Here are a number of the sites we advise for our visitors[…]
beauty tips beauty tips
[…]Here is a great Weblog You may Uncover Interesting that we Encourage You[…]
hydroquinone
[…]we came across a cool web site which you may love. Take a search should you want[…]
…Additional Information ca be found here
[…]I am now not sure where you are getting your info, however good topic.[…]
…Additional Information ca be found here
[…]I am now not sure where you are getting your info, however good topic.[…]
…For further Information click here
[…] What host are you using? Can I am getting your associate link on your host? I want site loaded up as fast as yours lol[…]
…Awesome website
[…]Wow, awesome blog format! How long have you been blogging for?[…]
…Recommended websites
[…]The entire glance of your site is wonderful, let smartly as the content![…]
…Recommended websites
[…]The entire glance of your site is wonderful, let smartly as the content![…]
Wikia
Wika linked to this place
Informative and precise
Its difficult to find informative and precise information but here I noted
Dreary Day
It was a dreary day here yesterday, so I just took to messing around on the internet and realized
nagasaki war attack
[…]just beneath, are numerous absolutely not associated web-sites to ours, nevertheless, they may be certainly really worth going over[…]
Scuba Diving
[…]we prefer to honor several other world wide web web pages around the web, even though they arent linked to us, by linking to them. Beneath are some webpages worth checking out[…]
clean water
[…]very couple of web sites that take place to be in depth beneath, from our point of view are undoubtedly well worth checking out[…]
Andrew Wright Maine lawyer
[…]below you will come across the link to some sites that we think you’ll want to visit[…]
Andrew Wright Maine lawyer
[…]we prefer to honor numerous other web web pages on the web, even when they arent linked to us, by linking to them. Below are some webpages worth checking out[…]
Little Lunch Suppen
[…]Sites of interest we’ve a link to[…]
Wikia
Wika linked to this place
Its hard to find good help
I am forever saying that its difficult to get quality help, but here is
Looking around
I like to browse around the web, regularly I will go to Digg and read and check stuff out
…[Trackback]
[…]Wow, wonderful blog layout! How long have you been blogging for?[…]
Its hard to find good help
I am forever saying that its difficult to find good help, but here is
Yahoo results
While browsing Yahoo I discovered this page in the results and I didn’t think it fit